O Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro, visitou, na tarde desta terça-feira, o stand de exposição do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), instalado na Feira Internacional de Luanda (FILDA).
Na visita ao stand, o Chefe de Governo português, que se encontrava acompanhado, entre outras entidades, pelo Ministro angolano da Indústria e Comércio, Rui Minguês, foi recebido pela Directora Comercial do FGC, Márcia José.
Durante os poucos minutos junto ao stand do Fundo, o Primeiro-Ministro de Portugal, no cargo há cerca de três meses, recebeu pequenos esclarecimentos do Ministro Rui Minguês sobre o FGC e flyers com informações sobre as linhas de garantias operacionalizadas pela instituição, designadamente as GAP, PDAC e LAPS.
O Primeiro-Ministro Luís Montenegro, saliente-se, está em Luanda, desde terça-feira, para uma visita oficial de três dias, tendo sido já recebido pelo Presidente da República, João Lourenço, num encontro em que o governante europeu anunciou o reforço da linha de crédito Portugal-Angola em mais 500 milhões de euros, que se somam aos actuais dois mil milhões.
A FILDA 2024, que decorre sob o lema “Segurança Alimentar e Parceria Internacional, o Binômio da Diversificação Económica”, foi aberta pela Ministra de Estado para Área Social, Maria do Rosário Bragança, e termina no domingo.
O evento decorre nas instalações da Zona Económica Especial (ZEE), numa área de 144 mil metros quadrados e dois metros quadrados de área útil de exposição, estando, neste ano, a homenagear a cultura Lunda Côkwe.