NOTÍCIA

FGC privilegia cadeia de valor da segurança alimentar

FGC Notícias FGC privilegia cadeia de valor da segurança alimentar
FGC privilegia cadeia de valor da segurança alimentar

FGC privilegia cadeia de valor da segurança alimentar

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC), ao aplicar 67% dos montantes garantidos, no ano de 2024, em projectos dos sectores da Agricultura e da Indústria Transformadora, reafirma o seu compromisso em privilegiar a cadeia de valor da segurança alimentar, considerou o Presidente do Conselho de Administração da instituição.

Luzayadio Simba, que se pronunciava em torno do Relatório de Gestão e Contas - 2024 do FGC, destacou que o FGC responde, desta forma, a uma das prioridades nacionais definida pelo Executivo, no PDN 2023-2027, relativa à garantia da segurança alimentar.

O PCA avançou que o referido Relatório de Gestão e Conta, com parecer positivo das entidades competentes, não só revela os resultados concretos do trabalho do FGC, mas, também, demonstra o compromisso firme da instituição com o desenvolvimento económico de Angola e o fortalecimento da base produtiva do país.

Neste sentido, em alinhamento com as directrizes do Executivo focadas na segurança alimentar e na diversificação da economia, o FGC registou, no ano passado, 8.251 novos projectos garantidos, o que representa um aumento de 3 719%, face a 2023 (com 216), perfazendo um acumulado de 9.219 projectos com cobertura de risco do financiamento.

Essas garantias, segundo os dados apresentados por Luzayadio Simba, correspondem a 605.124.430 milhares de kwanzas que viabilizaram financiamentos na ordem de 984.003.793 milhares de kwanzas para micro, pequenas e médias empresas (MPME), cooperativas e pequenos produtores.

Essas conquistas revelam, com destaque, o impacto positivo da Linha de Apoio às Sociedades de Micro-Crédito, experiência piloto que permitiu esse crescimento vertiginoso de projectos garantidos, sobretudo aqueles voltados à agricultura familiar e à cadeia de valor de apoio à segurança alimentar, num total de 7.828.

O PCA sublinhou ainda a importância da entrada do Projecto Diversifica Mais (D+), para o portfólio do Fundo, tendo originado uma linha que dedica 50% dos seus recursos a projectos liderados por mulheres e jovens

Aproximação de serviços regionais

Depois da inauguração da Agência Regional do Lobito, em 2023, e a realização de Fóruns Provinciais de Garantia e Crédito, o FGC vai instalar-se, em breve, noutras regiões do país com serviços semelhantes, com destaque para as províncias de Cabinda, Huíla, Lunda-Norte e Luanda.

Apesar dos desafios com a inflação, as oscilações cambiais e a complexidade do ecossistema financeiro, Luzayadio Simba disse que o FGC trabalhou sob uma gestão rigorosa de riscos e transparência na prestação de contas.

Com isso, assegurou que se conseguiu manter um crescimento robusto, com um resultado líquido de 6.655.974 milhares de Kwanzas e um aumento de 29,47% nos fundos próprios, graças à confiança conquistada ao Estado e parceiros.

 

Tema: FGC
Data: 23 de Maio 2025